2. ponto de vista, enquadramento e composição

ac. História da Fotografia.     (foto - Arno Minkkinen - Autoretrato - Piimavuor1 - 1996


fig. 11

Arno Minkkinen - Autoretrato - Beach Pond - 1974

Anthony Haughey - 1953?

"O fotógrafo não tem a possibilidade, como Turner, de criar uma cidade até então inexistente em redor de uma colina, tornando-a visível por meio de algumas pinceladas, acrescentar uma ou duas torres a uma edificação sumptuosa, ou ainda eliminar o cume de uma montanha. Ele deve reproduzir aquilo que vê, exactamente da maneira que vê, sendo a escolha do ponto de vista o único privilégio à sua disposição".
H.J. Morton, séc. XIX


Esta frase resume bem um dos pontos fulcrais em fotografia, que é a capacidade que o fotógrafo possui de seleccionar e dispor os elementos que compõem uma fotografia. Esta capacidade depende em grande parte do ponto de vista do fotógrafo. O local onde este se coloca para registar uma cena é de extrema importância para a composição daí resultante (fig. 11). Por vezes, uma pequena alteração no ponto de vista afecta quer o equilíbrio, quer a estrutura e a iluminação dessa composição.


A composição fotográfica é a maneira de enquadrar os elementos do tema fotografado - formas, linhas de força, escolha de planos, tons e cores - de acordo com os princípios estéticos de cada fotógrafo.


Uma boa imagem depende muito mais destes factores do que da qualidade da câmara fotográfica.










Monserrate. Sintra. 2012. A.C.

Influência da perspectiva na composição


fig. 12

fig. 13 - Ricardo Brandão - Porto, 1996

fig. 15 - G. Berengo Gardin - Veneza - 1960

A fotografia, assim como o desenho e a pintura, são bidimensionais. Para se conseguir obter numa fotografia o efeito de profundidade é necessário captar a perspectiva.

três aspectos essenciais que criam o efeito de perspectiva:
- Redução de escala. Objectos do mesmo tamanho, quanto mais afastados estiverem do espectador, mais pequenos parecem. (Figs. 12, 13 e 14)


fig. 14 - Nicolas Persheid - 1901 (plano contrapicado)


- Perspectiva linear. Linhas rectas paralelas, dão a sensação de convergir com o aumento da distância (Fig. 15).


- Sobreposição. Consegue-se uma sensação de profundidade, quando um objecto encobre parcialmente outro. Esta sensação pode ser aumentada pela presença de sombras na composição (fig. 16).

fig. 16 - Ansel Adams - Monolito - 1927 (plano picado)

Krystof Guez - 1995 .  Robert Doisneau - La Paterne des Peupliers - 1934.  Edouard Boubat - Nazaré - Portugal - 1956.  Sebastião Salgado - Açucar - 1987.  Sebastião Salgado - Bombaim - Índia - 1995.  Ralph Gibson - 1963

©ac-História da Fotografia. 2022

© 2016 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora